Quem não sonha em ter fios bem cuidados, sedosos e hidratados? Muita gente não sabe, mas a alimentação pode ser uma grande aliada na realização deste desejo. Conheça agora os TOP alimentos bons para o cabelo.
O cabelo é formado, basicamente, por proteínas. A queratina, por exemplo, é a proteína mais conhecida no fortalecimento e prevenção de queda de cabelos. Ou seja, para fortalecer os fios com a alimentação, a melhor opção são os ingredientes ricos neste nutriente, como carne, ovo, gelatina e leite e derivados.
Outros nutrientes, com algumas vitaminas e minerais, também fazem a diferença na hora de cuidar dos fios. Entre eles, temos:
Ômega 3: encontrado em peixes, oleaginosas e sementes de linhaça;
Vitamina C: presente em algumas frutas, como morango, laranja e kiwi;
Vitamina A: encontrado em frutas e verduras, como cenoura, tomate e mamão;
Ferro: presente na beterraba, feijão e fígado;
Zinco: presente em oleaginosas, sementes de abóbora e amendoim.
Agora que você já conhece os principais nutrientes, vitaminas e minerais para ter um cabelo saudável, separamos uma lista com os TOP alimentos bons para os fios. Confira:
1. Cenoura
A cenoura possui dois nutrientes essenciais para os cuidados com o cabelo: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante poderoso que combate a ação dos radicais livres em nosso organismo e evita a queda dos nossos fios. Já o segundo atua diretamente nas células do couro cabeludo nutrindo e reduzindo a oleosidade.
Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.
2. Espinafre:
O alimento é fonte de ferro, mineral fundamental na formação dos glóbulos vermelhos e nutrição dos folículos capilares. A sua carência provoca perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda dos fios. A clorofila do alimento também tem a sua função equilibrando a oleosidade do couro cabeludo, fortalecendo a raiz e normalizando o ciclo de crescimento dos fios.
Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.
3. Aveia
O grão tem em sua composição o silício, um mineral que é capaz de estruturar a queratina (proteína que forma o cabelo). O alimento também conta com vitaminas do complexo B e zinco, que otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento dos fios.
Quantidade ideal: 1 colher de sopa
4. Salmão
Além de ser uma fonte poderosa de proteína, o salmão também possui uma boa quantidade de ômega 3 e selênio. A junção destes nutrientes combatem inflamações e protegem o couro cabeludo contra os raios solar.
Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.
5. Soja
Considerada uma proteína completa, a soja estimula a produção de novos fios para substituírem aqueles que caíram e impede que eles fiquem quebradiços.
Quantidade ideal: 3 colheres de sopa por dia.
6. Laranja
Sabe aquela parte branca da laranja que envolve os gomos? Ela é rica em pectina, uma fibra que vai ajudar a eliminar toxinas do nosso organismo. Em excesso, as toxinas contribuem para o aumento da oleosidade e aparecimento da caspa.
Quantidade ideal: 1 unidade por dia.
7. Morango
A fruta é rica em flavonóides e vitamina C, duas substâncias que ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo. Isto faz com que os fios cresçam mais rápido evitando a queda, quebra e ressecamento.
Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.
8. Iogurte magro
O Iogurte é fonte de aminoácidos que fortalecem a fibra capilar. Além disso, também possui vitaminas do complexo B em sua composição, que favorecem o depósito de queratina nos fios.
Quantidade ideal: 1 copo (200 ml) por dia
9. Castanha do Pará
TOP alimentos bons para o cabelo
A oleaginosa é rica em zinco. Sua carência deixa o cabelo fino, quebradiço e sem brilho, ou seja, dá para entender a importância do mineral, não é mesmo?
Quantidade ideal: 2 unidades por dia.
10. Agrião
A hortaliça ajuda o cabelo de duas formas. Com o enxofre de sua composição, ela mantém e produz a queratina, como também evita a caspa.
Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.
Para fortalecer o cabelo, estes alimentos precisam ser consumidos diariamente na quantidade recomendada. Você pode começar o dia com um suco de frutas, hortaliças e verduras com salmão durante o almoço e castanhas no jantar.
Após 3 meses consumindo estes alimentos todos os dias, o cabelo deve começar a ficar mais forte, hidratado e brilhoso. Contudo, se o cabelo continuar fraco, procure um médico, pois isso pode ser sintoma de alguma doença, como a anemia.