Proporcionar e incentivar hábitos alimentares saudáveis em crianças é uma das melhores maneiras de garantir um adulto com saúde. Os costumes que se consolidarem na vida de uma criança podem segui-los por toda a vida. Então, uma vida saudável deve ser a realidade para seu filho, mas é preciso lembrar que a maneira mais correta de ensinar uma criança é dando um bom exemplo.
Os passos iniciais consistem em evitar guloseimas com muito açúcar e gordura e pouco valor nutricional. Além de afetarem a saúde de seus filhos, elas podem viciar e estragar o apetite dos pequenos na hora das refeições. Se eles forem condicionados a uma alimentação bem equilibrada e nutritiva, não irão sentir necessidade de doces em excesso. De fato, comer corretamente pode evitar problemas desde o desenvolvimento e o desempenho escolar até casos de depressão na adolescência.
Também é muito importante o acompanhamento médico de seus filhos para verificar seu peso e desenvolvimento, assim como detectar alergias ou possíveis intolerâncias a certos alimentos. Com essas informações em mãos você pode planejar as refeições de acordo com as necessidades específicas das crianças, controlando os nutrientes contidos e o tamanho das porções.
Mas de forma geral, toda criança precisa de:
Proteínas
São fundamentais para o crescimento e desenvolvimento cerebral e dos ossos nas crianças. As proteínas de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, possuem todos os aminoácidos essenciais – aqueles que nosso corpo não é capaz de produzir, mas precisa para funcionar. São eles: o triptofano, fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, histidina e valina. Os de origem vegetal encontrados na soja, quinoa ou brócolis são incompletos, mas possuem outras propriedades fundamentais na nutrição. Então, para seus filhos, escolha cortes de carne sem gordura, frango sem pele, peixes oleosos como salmão, queijos brancos e iogurtes.
Carboidratos
Crianças precisam de energia, mas não podem se tornar dependentes de açúcar para isso. Então, a melhor forma são carboidratos. Pães, massas e grãos são a melhor fonte, especialmente os integrais. Cereais matinais são boas opções, desde que não sejam carregados de açúcar e flavorizantes. A aveia é ideal para o café da manhã, especialmente se for servida com frutas como banana e mamão, pois também contém uma boa quantia de fibras.
Verduras e frutas
Simplesmente imprescindíveis. Contém as vitaminas e minerais essenciais para a saúde de seus filhos e são importantes em todas as refeições e lanches. Procure variar os tipos, cores e sabores, sempre nas porções recomendadas pelo médico. Lembrando que muitos vegetais têm propriedades que ajudam a substituir algum ingrediente ou inventar novas receitas. Confira nossa lista com 30 alimentos com propriedades que você nem imaginava.
Hidratação é fundamental
Num adulto, a concentração de água na formação do organismo é de 65%, enquanto em uma criança essa concentração é de 80%. Por esse motivo, crianças precisam repor a água do organismo com mais frequência. No caso de sucos, prefira os naturais e se possível caseiros usando frutas frescas. E mantenha sempre a atenção no que seu filho bebe: bebidas ricas em açúcar, como os sucos de caixinhas e refrigerantes, são apontadas como uma das maiores causas de obesidade infantil.
Como controlar a alimentação de seu filho
Evite imposições. Procure variar os alimentos, permita que seus filhos tenham a sensação de escolha e explique a eles de forma simples o que eles precisam consumir. Outro fator importante é o respeito ao momento de comer. Não os deixe comer em frente à televisão ou tablets, e incentive-os a comer na mesa junto à família. É importante incentivá-los a comer devagar, e ter um momento específico para as refeições na mesa contribui para isso. Procure fazer o momento das refeições o mais tranquilo possível, evitando que as crianças queiram comer depressa para sair de uma situação desagradável.
Garanta que os lanches e outras refeições que seus filhos fizerem fora de casa sejam saudáveis; a alimentação na escola deve ser tão balanceada quanto a que você serve a eles. E quando for fazer compras, incentive seus filhos a ajudar a escolher frutas e vegetais e se possível, evite as alas de guloseimas. Faça-os participar do preparo dos alimentos; eles vão ficar mais empolgados para comer o que eles mesmos fizeram, além de educá-los sobre os cuidados na cozinha.
É também muito importante o controle sobre os lanches. Não é recomendável para crianças comerem frequentemente, sobretudo guloseimas. Também nunca use comidas não-saudáveis como recompensas ou punições, pois isso os faz valorizar ainda menos a comida saudável. O ideal é procurar ter em casa produtos mais saudáveis, ricos em vitaminas, proteínas e fibras e pouca gordura e conservantes. A Vitao oferece vários produtos voltados para alimentação saudável de seus filhos, como lanches, snacks integrais e cookies.
Portanto, é importante criar hábitos alimentares corretos em seus filhos desde cedo, não só para garantir um bom desenvolvimento, mas para criar a consciência da importância de comer corretamente. Esses hábitos não devem ficar restritos aos pequenos; toda a família deve adotar uma boa rotina alimentar. É a melhor maneira de garantir seu lar sempre saudável e feliz.